terça-feira, 17 de setembro de 2013

Projeto “Ciranda da leitura – LER PARA CRESCER”

Projeto “Ciranda da leitura – LER PARA CRESCER”

Alunos do 2º ANO
Professora: Heloisa Helena Lima de Almeida

       Com o intuito de partilhar práticas pedagógicas produtivas, descrevo uma experiência prazerosa que tenho vivenciado, em sala de aula nestes últimos bimestres, com a minha turma do 2º ano/ 2013, com a qual desenvolvo um pequeno projeto.
      São momentos divertidos através dos quais pude observar, até agora, o crescimento da turma na leitura e também na oralidade. Alunos quietos e tímidos se transformando em alunos participativos, falantes e interessados em escolher um livro pra ler.
      Juntamente com a Supervisora e uma colega amiga da escola, introduzimos o projeto de maneira bem lúdica e interessante.
      A primeira experiência é o projeto chamado: “LER PARA CRESCER”, é uma “Ciranda da leitura” que se desenvolve da seguinte forma: As crianças levam para casa uma bolsa com livros de literatura e outros gêneros também, juntamente com dois personagens: uma boneca e um boneco de pano. São personagens muito queridos pela turma, os alunos escolheram nomes para os dois, eles assistem aula diariamente, e no final um aluno os leva para casa.
     O objetivo é que a criança cuide dos bonecos, leia histórias para eles e para sua família também; façam passeios com eles, tirem fotos e os apresente para a família e para outras pessoas. É muito interessante! Os personagens não conseguem dormir sem antes ouvir a leitura de uma história feita pelas crianças. Com isso as crianças desenvolvem o senso de cuidado, responsabilidade e soltam a imaginação...
     Como registro dessa prática, temos um caderno onde as crianças anotam as experiências vividas com os dois bonecos naquele dia (nome da história que leu, autor, editora, assunto, personagens, ilustração, data e assinatura).
As crianças ficam ansiosas para chegar o dia de levar a Ciranda da leitura para casa, para vivenciar bons momentos com os bonecos e viajar com a imaginação através da leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário